Related Reading
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

O que é câncer de próstata?

O câncer começa quando as células do corpo mudam e crescem fora de controle. As células cancerosas podem formar pedaços de tecido chamados tumores. O câncer que começa nas células da próstata é chamado de câncer de próstata. Ele pode crescer e se espalhar além da próstata. O câncer que se espalha é mais difícil de tratar.

Entendendo a próstata

Nos homens, a próstata é uma glândula do tamanho e formato de uma noz atrás da base do pênis. Ela envolve a parte superior da uretra. Esse é o tubo que transporta a urina da bexiga, através do pênis e para fora do corpo. A próstata produz parte do fluido que faz parte do sêmen. Durante o orgasmo, o sêmen sai do corpo pela uretra.

Vista lateral dos órgãos pélvicos masculinos que mostram um tumor na próstata.

Quando se forma o câncer de próstata

À medida que o homem envelhece, as células da próstata podem mudar para formar tumores ou outros crescimentos. Esses crescimentos podem ser:

  • Não cancerosos (não câncer). À medida que o homem envelhece, a próstata tende a ficar maior. Isso é chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB). Com a HPB, o tecido extra da próstata frequentemente comprime a uretra e causa sintomas como dificuldade para urinar. Mas a HPB não é câncer e nem leva ao câncer.

  • Células atípicas. Às vezes, as células da próstata não se parecem com as normais (típicas). Um tipo de crescimento anormal é chamado de neoplasia intraepitelial prostática ou NIP. As células da NIP não são câncer. Mas se o padrão das células for muito anormal (denominado NIP de alto grau), há uma chance de 1 em 5 de câncer em outra parte da próstata.

  • Câncer. Quando as células anormais da próstata crescem descontroladamente e começam a invadir outros tecidos, são chamadas de células cancerosas. Essas células podem causar sintomas ou não. Alguns tumores podem ser sentidos durante um exame físico, mas outros não. Com o tempo, o câncer de próstata pode se desenvolver em órgãos próximos ou se espalhar para os linfonodos próximos. Os linfonodos são pequenos órgãos ao redor do corpo que fazem parte do sistema imunológico. Em alguns casos, o câncer se espalha para ossos ou órgãos em partes distantes do corpo. Isso é chamado de metástase.

Como diagnosticar o câncer de próstata

O câncer de próstata pode não causar sintomas no início. Geralmente, os problemas urinários não são um sinal de câncer, mas de outra condição, como HPB. Para descobrir se você tem câncer de próstata, o médico deve examiná-lo e fazer alguns exames. Esses exames ajudam a descobrir se um problema é causado pelo câncer. Eles também ajudam a dar mais informações sobre o câncer. Os exames comuns são:

  • Teste de antígeno prostático específico (PSA). O PSA é uma substância química produzida pelas células da próstata. A quantidade de PSA no sangue (nível de PSA) é examinada para verificar se há câncer de próstata. Em geral, um nível alto ou crescente de PSA pode significar que há câncer. Mas um teste de PSA por si só não mostra se um homem tem câncer de próstata.

  • Biópsia por agulha grossa. Esse exame é necessário para saber com certeza se um homem tem câncer de próstata. É usada uma agulha oca para retirar pequenos pedaços de tecido da próstata. Durante o exame, é colocada uma pequena sonda no reto. A sonda envia uma imagem da próstata para uma tela de vídeo. Com esta imagem como guia, o médico usa uma agulha fina e oca para remover amostras de tecido de toda a próstata. Essas amostras são enviadas para um laboratório onde são examinadas e testadas para células cancerosas.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by
Disclaimer