Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Entendendo o transtorno da personalidade obsessiva-compulsiva (TPOC)

O transtorno da personalidade obsessiva-compulsiva ou TPOC é um transtorno de personalidade. Pessoas com TPOC têm uma necessidade muito forte de ordem, perfeição e controle. Prestam uma atenção incomum a detalhes, listas, organização e cronogramas. Tudo isso pode levar a rotinas e regras para maneiras de fazer as coisas, para si e para as pessoas ao seu redor. Elas são perfeccionistas e podem ficar preocupadas ou com raiva quando as coisas não parecem certas. Isso pode causar grande angústia. Por causa disso, têm medo de deixar que outras pessoas façam as coisas, caso façam errado. Pessoas com TPOC pensam que ações e crenças são completamente certas ou completamente erradas. Geralmente sentem que estão sempre certas. O TPOC não é o mesmo que transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mas os dois podem ocorrer juntos.

Mulher conversando com o terapeuta.

Causas

Ninguém conhece as causas certas desse transtorno. Muito provavelmente, tanto a genética quanto o ambiente e as experiências de uma pessoa desempenham uma função. O TPOC é mais comum entre pessoas que têm um parente próximo com o transtorno. Também é mais comum em homens. Outros problemas de saúde mental também podem acontecer. Eles incluem depressão e alcoolismo. Ele pode ocorrer quando há um desequilíbrio entre certas substâncias químicas do cérebro.

Sintomas

Uma pessoa com TPOC apresenta sintomas de perfeccionismo que geralmente começam na adolescência ou no início dos 20 anos. Isso pode atrapalhar a capacidade da pessoa de concluir tarefas porque seus padrões são muito elevados. Ela pode se fechar emocionalmente quando não é capaz de controlar uma situação. Também interfere em sua capacidade de resolver problemas e criar relacionamentos íntimos.

Outros sinais da TPOC podem incluir:

  • Excesso de devoção ao trabalho

  • Falta de flexibilidade

  • Falta de generosidade

  • Não querer que os outros façam as coisas

  • Não desejar demonstrar afeição

  • Preocupação com detalhes, regras e listas

  • Não conseguir jogar coisas fora, mesmo quando um objeto não tem valor

Exames e testes

Não existe um exame físico para TPOC. O diagnóstico é feito com base em avaliação psicológica. Um profissional da saúde irá considerar por quanto tempo e qual a gravidade dos sintomas da pessoa. Uma pessoa não precisa ter todos os sintomas de TPOC para ter esse transtorno de personalidade.

Tratamento

A psicoterapia, como a terapia cognitiva-comportamental (TCC), é considerada o tratamento mais eficaz. Medicamentos chamados de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão. Em alguns casos, os medicamentos combinados com psicoterapia são mais eficazes que qualquer um dos tratamentos isoladamente.

Possíveis complicações

As complicações do TPOC podem incluir:

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Problemas no trabalho

  • Dificuldades de relacionamento

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by
Disclaimer